quarta-feira, 16 de abril de 2008

ARTIGO: Cotia já tem Dengue. Pelo menos em minha casa!

Por: Antoniesco Araújo

Cotia já tem Dengue. Pelo menos em minha casa!
Isto não é um fato para se orgulhar, mas é um fato para que todos tomem cuidado, uma vez que o mosquito esta ai e basta picar uma pessoa contaminada para sair contaminando outras. Minha mãe contraiu Dengue após uma viagem para o Ceará. Ela chegou no dia 10 de abril de 2008, mas graças a Deus ela contraiu o tipo mais simples de dengue a de tipo 1.
Mesmo assim ela teve febre de 42 graus, e todos os sintomas da doença.
Portanto fica a dica:

PREVINA-SE: O MOSQUITO DA DENGUE NÃO PODE TER VEZ!

Saiba mais sobre a Dengue:

O que é a Dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação:
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes:
- Infecção Inaparente (que não é aparente), Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue.
Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

• Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas.
Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

• Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39 °C a 40 °C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

• Dengue Hemorrágica

A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

• Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas (referente ao sistema nervoso) problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática (incapacidade do bom funcionamento do fígado), hemorragia digestiva e derrame pleural (referente aos pulmões).
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, aminésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Como identificar o mosquito da Dengue

Devemos conhecer as características do mosquito para combater a doença.

Características:



• Escuro e listrado de branco
• Menor que um pernilongo
• Pica durante o dia
• Desenvolve-se em água parada e limpa

Meio de transmissão
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegipty.
A fêmea é responsável pela transmissão da dengue do tipo doméstico e põe seus ovos em recipientes com água limpa e parada.

Tratamento
O tratamento é simples.
Quem está com dengue deve ficar em repouso, ingerir muito líquido e procurar rapidamente orientação médica. Mas especialistas alertam que a pessoa não pode tomar remédios a base de ácido acetil salicílico, como é o caso da aspirina e AAS.
Prevenir ainda é o melhor remédio. Acabar com os criadouros do mosquito é a única maneira de não deixar o inseto procriar.
Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, bacias e copinhos descartáveis. Os pratos de plantas e xaxins devem ser bem lavados com bucha ou pano para eliminar completamente os ovos dos mosquitos.
As garrafas devem ser colocadas de cabeça para baixo. Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafa, latas e tudo que acumula água.
Mantenha o lixo sempre tampado. Caixas de águas e cisternas e outros depósitos de água devem ficar totalmente tampados. Calhas, lajes devem ser limpas periodicamente.

Fonte: http://www.socorroleite.com.br/materias.htm
18:34 16/4/2008
http://www.combateadengue.com.br/
18:20 16/4/2008


Um comentário:

marcinho disse...

quem disse que o mosquito pica só de dia está mentindo, estou escrevendo isto pq matei um picando meu braço e por curiosidade fui fazer a identificação do mosquito entrando neste site, resultado? era o mosquito da dengue iguazinho a foto que ilustra este site.