quarta-feira, 16 de abril de 2008

ARTIGO: Cotia já tem Dengue. Pelo menos em minha casa!

Por: Antoniesco Araújo

Cotia já tem Dengue. Pelo menos em minha casa!
Isto não é um fato para se orgulhar, mas é um fato para que todos tomem cuidado, uma vez que o mosquito esta ai e basta picar uma pessoa contaminada para sair contaminando outras. Minha mãe contraiu Dengue após uma viagem para o Ceará. Ela chegou no dia 10 de abril de 2008, mas graças a Deus ela contraiu o tipo mais simples de dengue a de tipo 1.
Mesmo assim ela teve febre de 42 graus, e todos os sintomas da doença.
Portanto fica a dica:

PREVINA-SE: O MOSQUITO DA DENGUE NÃO PODE TER VEZ!

Saiba mais sobre a Dengue:

O que é a Dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação:
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes:
- Infecção Inaparente (que não é aparente), Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue.
Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

• Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas.
Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

• Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39 °C a 40 °C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

• Dengue Hemorrágica

A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

• Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas (referente ao sistema nervoso) problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática (incapacidade do bom funcionamento do fígado), hemorragia digestiva e derrame pleural (referente aos pulmões).
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, aminésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Como identificar o mosquito da Dengue

Devemos conhecer as características do mosquito para combater a doença.

Características:



• Escuro e listrado de branco
• Menor que um pernilongo
• Pica durante o dia
• Desenvolve-se em água parada e limpa

Meio de transmissão
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegipty.
A fêmea é responsável pela transmissão da dengue do tipo doméstico e põe seus ovos em recipientes com água limpa e parada.

Tratamento
O tratamento é simples.
Quem está com dengue deve ficar em repouso, ingerir muito líquido e procurar rapidamente orientação médica. Mas especialistas alertam que a pessoa não pode tomar remédios a base de ácido acetil salicílico, como é o caso da aspirina e AAS.
Prevenir ainda é o melhor remédio. Acabar com os criadouros do mosquito é a única maneira de não deixar o inseto procriar.
Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, bacias e copinhos descartáveis. Os pratos de plantas e xaxins devem ser bem lavados com bucha ou pano para eliminar completamente os ovos dos mosquitos.
As garrafas devem ser colocadas de cabeça para baixo. Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafa, latas e tudo que acumula água.
Mantenha o lixo sempre tampado. Caixas de águas e cisternas e outros depósitos de água devem ficar totalmente tampados. Calhas, lajes devem ser limpas periodicamente.

Fonte: http://www.socorroleite.com.br/materias.htm
18:34 16/4/2008
http://www.combateadengue.com.br/
18:20 16/4/2008


domingo, 13 de abril de 2008

Palestra Dia da Água

" ... E água pra beber
Não vai ter
E água pra lavar
não vai dar
Água pra benzer
E água pra nadar
Nada, nada..."


Composição: Seu Jorge, Gabriel Moura e Jovi Joviniano
Álbum: Samba Esporte Fino.


A citação acima é trecho da música Hágua de Seu Jorge, Gabriel Moura e Jovi Joviniano presente no álbum Samba Esporte Fino, de Seu Jorge.
Esta música como várias outras, tem como objetivo chamar a atenção para a utilização consciente da água.
Em muitos países a água é rara e justamente nestes existem maior consciência para utilização. O Brasil por ter água em abundância, não nos damos conta do quanto é importante economizarmos água, e este foi o objetivo dessa palestra.
É muito importante aproximar a necessidade da população às necessidades ambientais, para que exista motivação à utilização consciente deste recurso. A motivação pode ser econômica, ideológica, ambiental ou racional o mais importante é não ficar de braços cruzados diante de um fato inevitável. A água potável esta acabando:

Conheça a:
Declaração Universal dos Direitos da Água

A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992 – intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias.

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como é a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3. Os recursos naturais de transformação da água em potável são lentos, frágeis e muitos limitados. Assim sendo a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação de água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nosso sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8. A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Entenda de forma simples o quanto economizar água é lucrativo.


Utilização: Lavar louça com torneira meio aberta durante 15 minutos.
Consumo: 117 litros
Utilização Racional: Ensaboar toda louça para depois enxaguar.
Consumo Racional: 20 litros
Economia: 83%


Utilização: Lavar roupa no tanque com torneira aberta durante 15 minutos.
Consumo: 279 litros.
Utilização Racional: Deixe acumular roupa, coloque água no tanque para ensaboar e mantenha a torneira fechada.

Utilização: Lavar roupa em lavadora com capacidade de 5 kg.
Consumo: 135 litros.
Utilização Racional: Deixe acumular roupa, para lavar todo de uma vez.

Utilização: Uma piscina perde até 3785 litros de água por evaporação.
Utilização Racional: Cobrir a piscina.
Economia: Até 90%

Utilização: Banho de Ducha 15 minutos.
Consumo: 243 litros.
Utilização Racional: Fechar o registro, quando estiver se ensaboando.
Consumo Racional: 81 litros.
Economia: 66%

Utilização: Banho de Chuveiro 15 minutos
Consumo: 144 litros.
Utilização Racional: Fechar o registro, quando estiver se ensaboando.
Consumo Racional: 48 litros.
Economia: 66%

Utilização: Escovar os dentes com torneira meio aberta.
Consumo: 12 litros.
Utilização Racional: Molhar a escova e fechar a torneira, e só enxaguar.
Consumo Racional: 1/2 litro.
Economia: 95%

Utilização: Usar vaso sanitário com Bacia com caixa acoplada.
Consumo: 12 litros por descarga.
Utilização Racional: Vaso sanitário com Bacia com válvula bem regulada.
Consumo Racional: 10 litros por descarga.
Economia: 83%

Utilização: Lavar calçada com mangueira por 15 minutos.
Consumo: 279 litros.
Utilização Racional: Usar vassoura ao invés de lavar.
Economia: 100%

Utilização: Lavar carro com mangueira aberta por 30 minutos.
Consumo: 560 litros.
Utilização Racional: Usar balde.
Consumo Racional: 40 litros.
Economia: 93%







domingo, 6 de abril de 2008

3º Campeonato Infantil Masculino na Escola da Família Vila São Joaquim II

Aberta as inscrições para o 3º Campeonato Infantil na Escola da Família.

As inscrições serão realizadas até o dia 26 de Abril de 2008 para crianças até 15 anos.

Venha você também inscrever seu time e mostrar que é bom de bola!


Times já inscritos:

• A Quadrilha

Peterson Vinicius, nascimento: 29/12/92
Vilmar de Oliveira, nascimento: 29/12/92
Rafael Teodoro, nascimento: 15/05/94
Washington Soares, nascimento: 23/09/92
Patrick Passos, nascimento: 23/05/94
Daniel Nunes, nascimento: Aguardando Documentação
Thiago Oliveira, nascimento: Aguardando Documentação

• Tô Cansado de ser Enganado

Denis Rosa, nascimento: 22/06/92
Carlos de Melo Souza, nascimento: 01/10/94
Victor Marcelo dos Santos Tolosa, nascimento: 15/02/94
Luiz Carlos, nascimento: 30/05/94
Douglas Pereira, nascimento: 29/08/92
Daniel Araújo, nascimento: 15/10/94

Projeto: Futsal | André de Souza

Trabalhar com o projeto de futebol de salão trás muito prazer e satisfação, pois o jogar futebol esta no sangue do brasileiro e todas as idades aderem esse esporte. É um meio de tirar os jovens das drogas, da violência que rodeia a comunidade, dar a eles a oportunidade de expressar seus sentimentos, como a alegria quando vencem a tristeza quando perdem. Trabalhar o espírito esportivo, saber reconhecer a derrota, parabenizar o vitorioso, pois um dia é você será um.

Quando cheguei a escola percebi que nunca houve um campeonato infantil para crianças até 15 anos, então realizei o 1º campeonato infantil. Foi um sucesso.

Ver a alegria das crianças com o evento, lutando para ser artilheiro, para classificar sua equipe e chagar na final do campeonato.

Choro e a tristeza da dos jogadores que foram eliminados e não conseguiram levar seu time até as finais.

“Foi muito gratificante ver o empenho e a emoção das crianças com cada jogo realizado, algo que parece ser tão simples para nós e tão importante para eles.”

André de Souza






Capacitação:






Projeto: Fábrica de Idéias | Érika Silva

Fazer parte do Projeto “Fábrica de Idéias” foi de grande satisfação para mim. Tive a oportunidade de aprender a reutilizar materiais que normalmente “jogamos fora” e transformá-los em objetos para o dia-a-dia.

Com isso pude passar à comunidade essas idéias, dando-lhes a oportunidade de transformar simples materiais em objetos fantásticos.

Objetos que podem ser produzidos de maneira simples, com simples materiais, dependendo apenas da criatividade e vontade de cada um.

O projeto permite a interação entre as pessoas envolvidas, pois cada um passa aos outros seus conhecimentos e habilidades, uma mistura de idéias que tornam um trabalho produtivo em que tudo se transforma. Com o trabalho coletivo diferentes obras de arte aparecem.

Na “Fábrica de Idéias” tudo pode ser criado, transformado....

Só depende de cada um soltar a sua imaginação
Érika Silva








Projeto: Curso de Espanhol e Inglês | André A Santos

Desenvolvido principalmente com o intuito de propiciar diferencial de mercado aos interessados, desde sua implantação no Programa Escola da Família, ficaram explícitos os grandes resultados positivos impactados por ele.


Tenho a enorme satisfação de poder vestir a camisa de Educador Universitário e com o pouco de conhecimento que tenho, somando aos de meus amigos Universitários, consegui concatenar em mãos uma base de informações promissoras para formação educacional e cultural de nossa comunidade que necessita tanto de projetos do gênero e com força de vontade tem nos mostrado poder vencer mais uma barreira que é a da socialização cultural através dos idiomas espanhol e inglês.



Projeto: Recreação e Brinquedoteca | Andréia Salgado

“Se um dia perderes a esperança vá procura-lá no fundo dos olhos de uma criança.”

Ser Educadora Universitária do Programa Escola da Família é muito gratificante, pois desenvolvo projetos sociais voltado para crianças.

Com o projeto Recreação e Brinquedoteca possibilito momentos de alegria e lazer, além de poder desenvolver o raciocínio, a criatividade e coordenação motora das crianças.


Não tenho palavras para expressar alegria que vejo nos olhos das crianças, é contagiante! Somente quem tem contato com crianças carentes sabe o que estou dizendo, essas crianças não nos pede nada em troca, somente carinho e atenção.

Andréia Salgado



Projeto: Pebolim e Tênis de Mesa | Antoniesco Araújo

Nossa escola se localiza na região central, mas não deixa de ser uma comunidade bastante carente, portanto, a Escola da Família mais que nunca é um espaço indispensável para levar conhecimento e lazer para crianças, jovens e adultos.

Pensando em lazer, desenvolvo o projeto de pebolim e tênis de mesa onde crianças e jovens, em sua maioria passam seus finais de semanas brincando e disputando jogos em dupla.
Com isto, atingimos o desenvolvimento do espírito de equipe, trabalho em grupo e cooperação tornando cada individuo capaz de se relacionar e lutar para atingir um objetivo comum.

Disse: Antoniesco Araújo, Educador Universitário.




Projeto: Artesanato | Marli Neres

Busco no artesanato capacitar e melhorar a vida das pessoas.
Este projeto atende a crianças, jovens e a melhor idade. Aqui desenvolvo tear e pintura em pano de prato.Com o objetivo de gerar oportunidades de uma nova fonte de renda.Descobrir-se capaz é ponto fundamental no desenvolvimento do individuo e como Educadora Universitária isto é muito gratificante, pois me enche de alegria saber que com este trabalho simples acabo abrindo horizontes de pessoas que necessitam encontrar esperança de melhorar suas vidas.

Disse: Marli Neres, Educadora Universitária.




sábado, 5 de abril de 2008

Projeto: Artes Visuais e Pintura | Célia Maria

“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realizadade.”
Walt Disney

Trabalhar com os Projetos Artes Visuais e Pintura é de grande satisfação pois envolvo a comunidade com os meus conhecimentos, contribuindo com meus saberes que chegarei aos meus objetivos, que é educar para melhor entender e enfrentar os obstáculos do mundo. O projeto em desenvolvimento é um sonho que requer a criação e construção coletiva, fruto de uma necessidade, de uma vontade compartilhada que traz a contribuição dos vários olhares e a riqueza das diversas habilidades. Um projeto deve revelar as marcas de sua trajetória. Essas marcas constituem a história de um sonho que vai se concretizando e que vai se tornando parte real. As marcas se tornam história quando registradas, quando seu corpo de idéias vai tomando forma por meio das palavras, das imagens e dos registros. E é neste contexto que os projetos Artes Plásticas e Pintura entram em ação, onde as imagens gravadas na tela retratam histórias do nosso dia-a-dia. Ninguém realiza um sonho sozinho.




Projeto: Bijuteria | Cátia Matos

Criar o “Projeto de Bijuteria” voltado para a “Capacitação do trabalho”, despertar o interesse das crianças e adolescentes da comunidade escolar.

Nos últimos anos, observando o aumento do desemprego devido à vários fatores, principalmente relacionados aos jovens que estão iniciando suas atividades profissionais no mercado de trabalho; iniciei o desenvolvimento do projeto que o qualificasse profissionalmente e assim tivessem oportunidades de ajudar suas famílias ou aumentar sua renda; mostrando a importâncias das atividades artesanais e estimulando a pratica do empreendedorismo. E, além disso propor uma ocupação para estas crianças e adolescentes que são vulneráveis pela situação menos favorável e de risco social, que sujeita-os a marginalidade “O Projeto Bijuteria” promove o desenvolvimento da criatividade, a interação entre os jovens e crianças, na construção do conhecimento e a reflexão sobre suas vidas.

Tudo isso é bastante gratificante e pretendo dar continuidade ao projeto, em busca de parcerias e atribuindo-lhes mais valor.

Disse: Cátia Matos, Educadora Universitária.




Projeto: Reciclagem | Elenice Rodrigues.

Desenvolver um trabalho social e cultural com crianças da comunidade escolar, especificamente com a faixa etária entre 7 a 12 anos é muito gratificante; pois percebo a falta de afeto cultural dessas crianças.

O objetivo de criar o Projeto de Reciclagem que é um grande sucesso valoriza a criatividade e desempenho dos participantes. No decorrer dos finais de semana, a participação das crianças é cada vez maior, possibilitando um excelente e prazeroso desenvolvimento das atividades que planejo, crio e executo, com a finalidade de fortalecer e consolidar valores e o bom convívio social.

Acredito no bom aproveitamento do trabalho que desenvolvo com as crianças, que sem dúvida, promove integração, criatividade, aquisição de competências e auxilia no processo de ensino e aprendizagem.

Disse: Elenice de O. Rodrigues, Educadora Universitária.




Projeto: Xadrez | Antoniesco Araújo


" Olhar Atento,
pensamento lógico,
vontade de vencer,
surpreender o oponente,
ser surpreendido
e pensar rápido
encontrar a melhor saída
não importar o que aconteça
Cheque Mate."

Este projeto visa estimular a concentração dos jovens de nossa comunidade, determinação, garra, pensamento lógico, estabelecer contra ponto e analisar situações.O projeto nasceu a partir da observação que os jovens de nossa comunidade eram muito desatentos. Conversando com alguns deles ao serem interrompidos, havia dificuldade para retomar o assunto do ponto em que pararam, já outros iniciavam uma atividade e logo a abandonavam para dar início a outra que raramente era completada.Analisando isto, decidi utilizar o xadrez, pois é uma atividade que permite atingir os pontos já citados.De tudo isso o mais importante e gratificante é ver o brilho nos olhos, determinação e garra.

Sinto-me melhor.
Sinto-me mais gente.
Sinto-me feliz por isso.

Antoniesco Araújo